sexta-feira, 26 de junho de 2009

Cult da Semana: Bubba Ho-Tep (2002)


Baseado em um conto de quarenta páginas (sim, apenas 40 páginas), escrito por Joe R. Landsdale, ganhador do prêmio Bram Stocker (uma premiação dada aos melhores autores de Horror) , este pequeno clássico foi roteirizado e dirigido por Don Coscarelli (da cinessérie "Phantasm") e é estrelado pelo grande Bruce Campbell, astro da maravilhosa trilogia "Evil Dead" e um dos atores mais cultuados no circuito de filmes B.



A trama de "Bubba Ho-Tep" se passa em um asilo no Texas onde os idosos do lugar passam a ser misteriosamente atacados por uma criatura que na verdade é uma múmia vinda direto do Egito que caiu do caminhão do museu da cidade e encontrou nos velhinhos da casa de repouso a sua fonte de energia vital, passando a sugar suas almas através de qualquer orifício da vítima. Porém a múmia não contava com dois residentes muito peculiares que não vão abrir mão de suas almas tão facilmente. Um deles é um senhor (interpretado pelo falecido Ossie Davis) que diz ser John F. Kennedy, o único detalhe é que ele é negro e afirma que o governo americano o escondeu ali e o pintou de preto para ninguém o reconhecer. A outra figura é ninguém mais ninguém menos que Elvis Presley (Bruce Campbell), que teria trocado de lugar com um sósia, que morreu em seu lugar, e fugido de tudo e agora vive amargurado, doente e se rastejando com um andador pelos corredores desse asilo.






Por trás de sua intrigante e irreverente história, "Bubba Ho-Tep" faz uma crítica profunda ao esquecimento dos nossos idosos retratando a monótona vida em um asilo e o abandono deles por parte de seus familiares, que são literalmente largados lá para morrer. Porém, eis que surgem os personagens principais para mostar que, mesmo no meio de toda essa solidão e descaso, eles ainda tem vontade de viver e lutar pela alma que lhes é de direito.




Um ótimo filme, mesmo que seja bem "parado" desde o começo até seu climax (ora bolas, os heróis são idosos lutando contra uma múmia, então não espere um Matrix).



Nenhum comentário:

Postar um comentário